Alerta sobre Vitamina D e Novo Coronavírus

Em função das diversas informações que vêm circulando com a associação da Vitamina D e tratamento para o novo Coronavírus, o Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) faz um alerta sobre este uso.

Tratamentos Milagrosos?

O alerta do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral e da Comissão de Campanhas da SBEM, mais uma vez, é para chamar a atenção de promessas de tratamentos milagrosos contra o novo coronavírus (Covid-19).

Um estudo está sendo divulgado, e muito comentado em meios de comunicação, sobre o possível papel da vitamina D na prevenção da doença, causada pelo novo coronavírus (Covid-19). No entanto, esse é mais um estudo meramente de associação: indivíduos mais idosos e com comorbidades têm níveis menores de vitamina D. E são justamente essas as pessoas mais suscetíveis aos desfechos adversos pelo Covid-19.

A redução dos níveis de vitamina D é muito frequente na população em geral, sendo ainda mais comum em idosos e pacientes com doenças crônicas. Assim, o presente estudo não estabelece nenhuma relação de causa x efeito entre hipovitaminose D e evolução da infecção pelo Covid-19.

Portanto, nesse momento, não há indicação para a suplementação de vitamina D na prevenção ou no tratamento da infecção pelo novo coronavírus.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.