Desreguladores Endócrinos – Você sabe no que podem interferir?

Os Desreguladores Endócrinos (DEs) são substâncias químicas exógenas (não-natural), ou mistura de substâncias químicas, que interferem em qualquer aspecto da ação hormonal.

Pessoas e animais entram em contato com os Desreguladores Endócrinos (DEs) de várias formas, por exemplo, por meio de alimentos e água, contato com a pele, por inalação e pela transferência da mãe para o feto, pela placenta ou da mãe para o bebê na amamentação.

NO QUE PODEM INTERFERIR?

Ao entrarem na circulação, podem interferir no equilíbrio hormonal por diversos mecanismos.

ONDE ESTÃO PRESENTES?

Estas substâncias podem estar presentes na comida, na água, em embalagens, nos produtos de higiene pessoal, no material eletrônico e de construção e em vários produtos manufaturados.

Dados epidemiológicos sugerem que o aumento de problemas reprodutivos em homens nos últimos 50 anos está correlacionado ao aumento de desreguladores endócrinos no ambiente. Tem sido observada a diminuição da qualidade do sêmen e efeitos diretos nos espermatozoides no mundo e também no Brasil.

QUANDO TEMPO PODEM PERMANECER NO ORGANISMO?

Os Desreguladores Endócrinos podem permanecer por muito tempo no organismo e passar para a próxima geração, pois muitos deles são compostos lipossolúveis, ou seja, se depositam no tecido adiposo, e uma exposição ocorrida na infância pode ter consequências na vida adulta, décadas depois.